24 de fevereiro de 2012

BIOGRAFIA - Maria José Dupré





Maria José Dupré, ou Sra. Leandro Dupré como assinava em seus livros (Ribeirão Claro, PR, 01 de maio de 1898 - Guarujá, SP, 15 de maio de 1984) foi uma escritora brasileira.



Nascida na fazenda Bela Vista, na época município de Botucatu, hoje município de Ribeirão Claro no Paraná por estar muito próxima da divisa entre São Paulo e Paraná, Maria José foi alfabetizada pela mãe e seu irmão. Ainda em Botucatu, estudou pintura e música. Mudou-se para a cidade de São Paulo, onde cursou a Escola Normal Caetano de Campos, formando-se professora. Sua vida na literatura começa após casar com o engenheiro Leandro Dupré. Foi contemporânea de nomes como Érico Veríssimo, José Lins do Rego e Viana Moog, numa época em que as mulheres intelectuais apenas começavam a exercer alguma atividade profissional.

Em 1939, publicou o conto Meninas tristes, no suplemento literário de O Estado de S. Paulo, com o pseudônimo de Mary Joseph. Mas sua carreira começou realmente em 1941, com a publicação de O romance de Teresa Bernard.


É autora de vários clássicos da literatura infanto-juvenil, mas foi o romance Éramos Seis, obra premiada pela Academia Brasileira de Letras, que a lançou efetivamente no mercado. Prefaciada por Monteiro Lobato, Éramos Seis mereceu o seguinte comentário do autor mais significativo da história da literatura infanto-juvenil brasileira: "Tudo fica vida, só vida, em seu extraordinário romance". O livro foi traduzido para o espanhol, francês e sueco e transformado em filme na Argentina, e em quatro ocasiões, na forma de telenovela no Brasil. Escreveu para o público adulto também.

 Principais obras:

* O Romance de Teresa Bernard (1941)
* Éramos seis (1943)
* Gina
* A Casa de Ódio
* Os Rodriguez
* Dona Lola (continuação de Éramos seis)
* Luz e Sombra
* Vila Soledade
* Angélica
* Menina Isabel
* Os Caminhos
* A Ilha Perdida
* O Cachorrinho Samba
* O Cachorrinho Samba na Fazenda
* O Cachorrinho Samba na Floresta
* A Mina de Ouro
* A Montanha Encantada

5 comentários:

  1. Cara amiga e poeta Sandra,
    Adorei seu blog. Um espaço agradável e rico para se visitar.
    Éramos seis.... Sabe, amiga, em casa éramos seis também... Infelizmente minha irmã caçula já se foi, mas nos cinco continuamos unidos e partilhando a jornada cá na Terra, experimentando o verdadeiro amor em nosso cotidiano.
    Essa obra é muito linda e traz uma dimensão da realidade da existência humana muito forte.

    Excelente lembrança sua!
    Tudo o mais aqui oferece com requinte momentos memoráveis onde se entra em contato com idéias que valem a pena conhecer.
    Um abraço

    Priscila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grata, minha querida Priscila, pelo gentil comentário e, acima de tudo, por dividir conosco um "cadinho" do "Éramos seis" de sua vida real.

      Seja bem vinda ao nosso Sarau. É uma honra te-la entre nós.

      Beijo grande, na Paz do Senhor!!

      Excluir
  2. Elaborando uma matéria sobre "Éramos seis", em outro "contexto", o "google" trouxe-me a este gostoso Sarau. Li a postagem, dei um grande passeio pelo salão, inseri minha imagem em seu painel de seguidores, "salvei" o que pude e vou concluir minha matéria...Citarei o seu blog...
    Hei de voltar!
    Um abraço, da Lúcia, Da Cadeirinha de Arruar, cá do Ceará.

    da Lúcia

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Eu já li a obra "Éramos Seis" por quatro vezes seguidas. Tamanha minha paixão!
    Lendo aqui em seu blog, por sinal maravilhoso, quero ler agora a obra: "Dona Lola" E queria um conhecimento prévio dela!
    Parabéns! Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Tânia, sinta-se bem vinda ao nosso Sarau.
      "Éramos seis", na minha modesta opinião, é ima das mais ternas obras da literatura brasileira. Um clássico...
      "Dona Lola" é a sequencia dessa obra, e vale a pena vc ler..

      Forte abraço e volte sempre!!

      Excluir