30 de março de 2015

Caminhar, uma Filosofia

* Frédéric Gros



Andar a pé é uma atividade que atrai uma quantidade cada vez maior de adeptos em busca dos benefícios que ela proporciona: relaxamento, comunhão com a natureza, plenitude... 

Somos muitos a tirar proveito dessas dádivas. Caminhar não requer nem aprendizagem, nem técnica,nem equipamento, nem dinheiro. Bastam um corpo, espaço e tempo. Mas a caminhada é também um ato filosófico e uma experiência espiritual. 

Da vagabundagem à peregrinação, da perambulação ao percurso iniciático, o autor explora a literatura, a história e a filosofia: Rimbaud e a tentação da fuga, Gandhi e a política de resistência, sem esquecer Kant e suas caminhadas cotidianas em Königsberg. E se só fosse possível pensar direito usando os pés? 

O que Nietzsche quer dizer quando escreve: “Meus dedos dos pés ficam de orelha em pé para escutar”? É o que se procura entender aqui. Este livro é, ao mesmo tempo, um tratado de filosofia e uma definição da arte de caminhar.


Frédéric Gros

SOBRE O AUTORFrédéric Gros é professor da Universidade Paris-Est Créteil (upec) e editor dos últimos cursos de Michel Foucault no Collège de France. É autor de livros sobre a história da psiquiatria e filosofia penal. Estabeleceu, com Arnold Davidson, uma antologia de textos de Foucault: Philosophie (Folio essais 443, Gallimard, 2004).
 Escreveu ainda: Caminhar, uma filosofia (Ed. Realizações, 2010) e États de violence – Essai sur la fin de la guerre (Gallimard, 2006), além de ensaios para os livros Mutações: ensaios sobre as novas configurações do mundoMutações: a experiência do pensamento,Mutações: elogio à preguiça e Mutações: o futuro não é mais o que era.

Nenhum comentário:

Postar um comentário