2 de agosto de 2011

Escritor Ariano Suassuna abre programação do mês do folclore em Jacareí

                                                            

            Agosto é o mês do Folclore e a Fundação Cultural de Jacarhey José Maria de Abreu preparou uma agenda recheada de atrações que valorizam a cultura popular. Na literatura, o destaque é o escritor Ariano Suassuna, que abre a programação. Mas a agenda cultural traz ainda Feira do Milho, Festival de Música Sertaneja, grupo Trem da Viração, Orquestra de Viola Caipira de Jacareí, o sanfoneiro Zé Cupido, Grupo de Teatro Boneco Vivo, Procissão dos Mortos, Cortejo da Cobra Grande, exposições e contação de causos.

            A programação começa na sexta-feira (5), às 19h, no EducaMais Espaço Centro, na rua Alfredo Schurig , com o escritor, poeta e dramaturgo Ariano Suassuna, que apresenta uma “aula-espetáculo”, evento que realiza desde 1995. Segundo Suassuna, a denominada “aula-espetáculo” busca a identidade da cultura brasileira, com suas matrizes indígena, portuguesa e africana, através de histórias e reflexões dosadas por um característico senso de humor. 

            Nascido em João Pessoa (PB), Suassuna é secretário estadual de Cultura de Pernambuco e membro da ABL (Academia Brasileira de Letras). Sua obra mais famosa é O Auto da Compadecida (1955), que além do teatro inspirou a minissérie de TV, que rendeu uma versão para o cinema. Suassuna é autor também de A Pedra do Reino (1970), Uma Mulher Vestida de Sol (1947)Farsa da boa preguiça (1960) e O santo e a porca (1957), entre outras.

            Convites – A “aula-espetáculo” com o escritor Ariano Suassuna tem entrada gratuita, mas limitada. Serão distribuídos 380 convites ao público, com retirada na Biblioteca Municipal Macedo Soares, a avenida Nove de Julho, 215, ao lado do Parque dos Eucaliptos, região central da cidadena quarta-feira (3), das 17h às 20h.

            Trem da Viração – Ainda na sexta-feira (5), às 21h30, no Pátio dos Trilhos, o grupo Trem da Viração apresenta um repertório de músicas regionais. O grupo é formado por Déo Lopes, Márcio de Oliveira, Cauíque Bonsucesso, Marcelo Moreira, André Braga e Beto Quadros.

            As músicas apresentadas pelo grupo têm como marca elementos rítmicos, melódicos e harmônicos presentes na cultura popular como catira, maxixe, batuque, pagode sertanejo, marchinha, congada, xote e baião, e as letras fazem alusão a fatos e personagens passados e presentes na vida cabocla do Sudeste brasileiro.



Poema que abre
O ROMANCE D´A PEDRA DO REINO
 E O PRINCÍPE DO SANGUE DO VAI-E-VOLTA
,
de Ariano Suassuna:


Ave Musa incandescente
do deserto do Sertão!
Forje, no Sol do meu Sangue,
o Trono do meu clarão:
cante as Pedras encantadas
e a Catedral Soterrada,
Castelo deste meu Chão!

Nobres Damas e Senhores
ouçam meu Canto espantoso:
a doida Desaventura
de Sinésio, O Alumioso,
o Cetro e sua centelha
na Bandeira aurivermelha
do meu Sonho perigoso!


" Arte pra mim não é produto de mercado. Podem me chamar de romântico. Arte pra mim é missão, vocação e festa".    

                                                                    Ariano Suassuna


                                  ________________________________________________


"A massificação procura baixar a qualidade artística para a altura do gosto médio. Em arte, o gosto médio é mais prejudicial do que o mau gosto... Nunca vi um gênio com gosto médio".
                                                           Ariano Suassuna
                       _______________________________________________
Conheça a Biografia de Ariano Suassuna clicando aqui:  http://www.releituras.com/asuassuna_menu.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário