22 de novembro de 2012

SOBRE LITERATURA...



Livros de Romance

Muitas vezes somos inquiridos sobre as definições e natureza de gêneros literários, em especial por aqueles que pretendem participar de Concursos Literários. Buscando desfazer  possíveis duvidas acerca desse assunto, explicarei de forma resumida o que vem a ser CONTO, CRONICA, SONETO e POESIA.

CONTO é uma narrativa curta que apresenta os mesmos elementos de um romance: narrador, personagens, enredo, espaço e tempo. Diferencia-se do romance pela sua concisão, linearidade e unidade: o conto deve construir uma história focada em um conflito básico e apresentar o desenvolvimento e resolução desse conflito.

CRONICA é um gênero literário que, a princípio, era um "relato cronológico dos fatos sucedidos em qualquer lugar", isto é, uma narração de episódios históricos. Era a chamada "crônica histórica" (como a medieval). Essa relação de tempo e memória está relacionada com a própria origem grega da palavra, Chronos, que significa tempo. Portanto, a crônica, desde sua origem, é um "relato em permanente relação com o tempo, de onde tira, como memória escrita, sua matéria principal, o que fica do vivido"

SONETO é uma forma de poesia perfeita.É uma composição poética de 14 versos, divididos  em quatro estrofes e dois tercetos.Nas quadras temos os versos rimados na seguinte forma: A(primeiro),B(segundo),A(terceiro) e B(quarto),ou seja  ABBA ou AABB.Entre dois tercetos as rimas podem ser AAB,CCB,ABC,ABA e BAB ,etc.Pode-se compor um soneto com qualquer número de sílabas. Simplificando, Soneto é um poema com 2 estrofes de 4 versos e 2 estrofes de 3 versos. Um exemplo:

SONETO LXXXVIII

Quando me tratas mau e, desprezado,
Sinto que o meu valor vês com desdém,
Lutando contra mim, fico a teu lado
E, inda perjuro, provo que és um bem.

Conhecendo melhor meus próprios erros,
A te apoiar te ponho a par da história
De ocultas faltas, onde estou enfermo;
Então, ao me perder, tens toda a glória.

Mas lucro também tiro desse ofício:
Curvando sobre ti amor tamanho
Mal que me faço me traz benefício.

Pois o que ganhas duas vezes ganho.
Assim é o meu amor e a ti o reporto:
Por ti todas as culpas eu suporto


A palavra "POESIA" tem origem grega e significa "criação". É definida como a arte de escrever em versos, com o poder de modificar a realidade, segundo a percepção do artista.

Antigamente, os poemas eram cantados, acompanhados pela lira, um instrumento musical muito comum na Grécia antiga. Por isso, diz-se que a poesia pertence ao gênero lírico. Hoje, os poemas podem ser divididos em quatro gêneros: épico, didático, dramático e lírico.

As linhas de um poema são os versos. O conjunto desses versos chama-se "estrofe". Os versos podem rimar entre si e obedecer à determinada métrica, que é a contagem das sílabas poéticas de um verso. Os versos mais tradicionais são as redondilhas; a redondilha menor tem cinco sílabas, e a maior com sete; os versos decassílabos, dez; os alexandrinos, doze.

A rima é um recurso que confere musicalidade aos versos, baseando-se na semelhança sonora das palavras do final ou, às vezes, do interior dos versos. Rima, ritmo e métrica são características especiais de um poema e que podem variar, dependendo do movimento literário da época.

No Brasil, os primeiros poemas surgiram junto com o seu descobrimento, pois os jesuítas usavam versos para catequizar os índios.

Depois, surgiram outras formas de poesia, como o barroco (1601-1768), o arcadismo (1768-1836), o romantismo (1836-1870), o parnasianismo (1880-1893), o simbolismo (1893-1902), o pré- modernismo (1902-1922), o Modernismo (1922-1962), até a forma de hoje.

Qualquer duvida sobre Literatura, dentro de minhas possibilidades, terei imenso prazer em esclarecer

Abraços a todos.

Sandra Hasmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário