27 de dezembro de 2012



Redenção


Amigos, ontem assisti um filme que levou-me às lágrimas e, acima de tudo, a uma profunda reflexão...

Baseado em uma história real, Gerard Butler interpreta Sam Childers, um ex presidiário, viciado em drogas, pai de uma menina pequena e casado com uma stripper, igualmente viciada. Sai da cadeia com o caráter pouco restabelecido e procura a mesma vida marginal. Enquanto esteve na cadeia, sua esposa, Lynn, interpretada por Michele Monaghan, passa a frequentar uma igreja evangélica e consegue vencer o vício e abandonar o trabalho como stripper. Sam Childers, cansado de uma vida inteira de crimes, passa a frequentar a igreja, até mesmo intrigado pelo bem que fizeram a Lynn e sua filha.


O filme toma uma proporção que vai muito além da história da evangelização de um homem. Sam transforma-se em um novo homem. Refaz sua vida profissional, dedica-se a igreja e com o passar do tempo envereda-se em trabalhos voluntários na África. A princípio, construindo casas em Uganda. A partir do que seria uma curta estadia, Sam conhece o Sudão e tem um contato muito sensível ao drama de tantas famílias, destroçadas pela guerra civil que visa o controle político-religioso da região.

Esse contato passa a ser a motivação de sua existência e inicia-se um longo trabalho construindo abrigos para os órfãos da guerra, levando alimentação e lazer para as crianças mutiladas, estupradas e vitimadas pela crueldade do seu próprio povo. Sam torna-se pastor na Pensilvânia e, apoiado por sua família, mobiliza todos os seus recursos para ajudar o Sudão. Fica popular na Árica, conhecido como o Pastor Branco e passa a atuar militarmente, na luta daqueles que se tornaram o seu povo.

O filme aborda de forma bastante dolorida os conflitos da humanidade. Os conflitos de raças, de poder, os religiosos e principalmente, aqueles que temos interiormente. O personagem é um anti-herói, criminoso, viciado. Um homem com uma vida tortuosa, repleta de erros. Um homem que tem dois caminhos: culpar-se pelo mal que já havia praticado ou  lutar pelo bem dos que sofrem. Ele faz a escolha de renovar sua vida através do trabalho pelo próximo, abandonando a culpa e o olhar pejorativo sobre o seu passado.

A mudança que ele consegue realizar na África nada mais é do que a extensão de sua transformação interior, conquistada por meio do evangelho e do amor ao próximo. O personagem edifica e se torna pastor de uma igreja dentro do seu próprio bairro, onde as pessoas conheciam sua história, seus erros e seus crimes. Mesmo assim, teve coragem de se expor por um bem maior.


O filme ilustra uma frase de Paulo de Tarso “Fé sem obras é fé morta”. Sam e toda a sua história vivenciam esse ensinamento de forma muito visceral. É um filme sobre reforma íntima, é um filme sobre transformação de uma vida, sobre merecer e dar-se uma segunda chance todos os dias. Mas acima de tudo, é um filme sobre o amor. Amor a Deus. Amor ao próximo e amor a nós mesmos.

Recomendo.....Redenção.

Assista o trailler. Vale a pena!


Vejam abaixo foto do verdadeiro Sam e um pouco mais de sua história...


“PASTOR METRALHADORA”: OBRA MISSIONÁRIA E CINEMA (SEM OSCAR)




Em 1998, Sam chegou na aldeia de Yei, Sul do Sudão. A nação Africana estava no meio de sua Segunda Guerra do Sudão, e Sam, enviado pelo seu Pastor dos EUA, tinha reunido um grupo missionário para ajudar a reparar os danos nas cabanas durante o conflito. Durante esta tarefa Sam presenciou uma criança ser no dilacerada ao meio por uma mina terrestre. Ele caiu de joelhos sobre o corpo da criança, e chorando, fez uma promessa a Deus de que faria tudo que fosse preciso para ajudar o povo do Sudão.

UMA MENSAGEM DE DEUS
Sam voltou ao Sudão alguns meses depois trazendo uma clínica médica móvel. Para cumprir sua promessa ele se aventurou por todo o país, da cidade de Yei para as aldeias do leste de Boma. Ao passar pela aldeia de Nimule, na fronteira com Uganda, Deus lhe falou ao coração: “Eu quero que você construa um orfanato para minhas crianças. E eu quero que você construa esse orfanato aqui.”

TORNANDO A VISÃO REALIDADE
As pessoas do local diziam que Sam era louco. Na época, o Exército de Resistência, uma milícia rebelde brutal que havia seqüestrado 30 mil crianças e matado centenas de milhares de moradores, estavam devastando a área. Mas Sam foi categórico: Deus me mandou construir o orfanato em Nimule e é exatamente aí que eu irei construí-lo. Sam retornou aos EUA, vendeu sua firma de construção e enviou todo o dinheiro para a África.

Lentamente, o orfanato começou a tomar forma. Durante o dia, Sam desmatava o terreno e construia as cabanas que abrigariam as crianças. Durante a noite, ele dormia debaixo de um mosquiteiro pendurado a uma árvore: Bíblia numa mão, e metralhadora AK47 na outra.

Enquanto isso, na Pensilvânia, a filha de Lynn e esposa Sam Paige travaram uma batalha própria. O carro da família foi tomado por falta de pagamento e um aviso para a toma de sua casa foi dado. Sam tinha dinheiro suficiente para, ou pagar a dívida hipotecária ou terminar o orfanato. Como o dinheiro não dava para pagar os dois Sam então enviou todo o dinheiro para o projeto do orfanato na África.

Com o orfanato terminado, Sam começou a liderar missões armadas para resgatar as crianças do LRA. O grupo que capturava crianças para usa-las como escravos e escravas sexuais. Sam libertava as crianças do cativeiro e as trazia para o orfanato. Não demorou muito para que sua fama corresse e os terroristas começaram a chamá-lo de “The Machine Gun Preacher” ou, o pastor metralhadora...
(Fonte: http://www.pulpitocristao.com/2012/04/o-pastor-metralhadora/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário